Curso Estratégias Empresariais - Planejamento Estratégico

Consultor Do SEBRAE-MG: Haroldo Mota Almeida

ETAPAS DO CURSO:
1ª Etapa: 28 e 29 de Março de 2011
2ª Etapa: 30 e 31 de Maio de 2011
3ª Etapa: Junho de 2011
4ª Etapa: Julho de 2011

O Curso Estratégias Empresarias(Planejamento Estratégico) é um Curso gratuito realizado pela Associg em parceria com o Sebrae-MG destinado aos empresários calçadistas associados, visando capacitá-los na ferramenta administrativa, denominada planejamento estratégico. Compõem o Material do Curso um DVD e um Manual (Apostila).
O Curso é desenvolvido em etapas e é um mergulho do empresário no mundo das estratégias para o sucesso do seu negócio. Nele o calçadista irá encontrar exemplos de decisões bem sucedidas em vários segmentos de negócios, o que irá auxiliá-lo a tornar mais efetivas as decisões estratégicas que tomar em sua empresa, visando o sucesso do empreendimento. O empresário terá oportunidade de fazer reflexões sobre a sua empresa e realizar atividades práticas para que, durante o Curso, possa elaborar um PAE-Plano de Ação Estratégico, específico para o seu negócio.
O programa é composto de Curso e orientação personalizada, e no Manual e DVD o empresário terá acesso a conteúdos que servirão de base para o processo de aprendizagem, comentários, exemplos e textos dos temas discutidos. Ao final do Manual existe um roteiro a ser preenchido, para que o participante tenha o registro dos procedimentos para implantar o PAE, e que servirá como um importante instrumento gerencial.
O processo é constituído por análise, formulação e implantação das estratégias, sendo que a análise consiste no estudo sistemático do ambiente e do empreendimento para levantar oportunidades e ameaças para a empresa e estabelecer o escopo de atuação. A formulação é a decisão das metas e objetivos que a empresa se propõe a atender. A implantação diz respeito aos cuidados que o empresário deve ter antes de pôr a mão na massa.
O propósito da Associg e do Sebrae, ao oferecerem esse Curso, é que os empresários calçadistas desenvolvam, não apenas o pensamento estratégico, mas também a prática do estabelecimento de estratégias para suas empresas, de modo a direcioná-las e guiá-las no sentido de decisões mais acertadas, que sejam fruto de reflexões, pesquisa e conhecimento de seu ambiente de atuação.

Elaborado por:
Sebastião Alcides Gomes
Gerente Administrativo Associg
Guaxupé, 19 de Maio de 2011